segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

"A MENINA GOTINHA DE ÁGUA"

O aluno, João Vasco Miranda, do 4ºano - A da escola EB1 da Praceta, leu o livro "A Menina Gotinha de Água" de Papiniano Carlos.
Depois resolveu ceder à proposta que vem no fim do livro - "Agora é a tua vez de contar..."


... e o resultado foi o seguinte:


Era uma vez uma menina que se chamava Gotinha de Água. Ela brincava muito com as suas irmãs. Certa noite estava a dormir. Então o sol beijou-a na face e ela evaporou. Foi ter a uma nuvem com milhões de gotinhas.
- O que me aconteceu? - perguntou a gotinha de água.
- Eu evaporei-te. - disse o sol. Dei-te um beijo na face e tu subiste sem parar.
- Então estou no céu, certo?
- Sim amiga gotinha de água.
A nuvem parecia algodão-doce acabado de fazer.
- Mas porque é que a nuvem é cor-de-rosa? - perguntou a gotinha.
- Estamos no céu e a luz do sol faz com que a nuvem fique cor-de-rosa.
- Vamos ficar aqui para sempre? - perguntou a gotinha.
- Não!!! - responderam as outras gotinhas - Quando a nuvem ficar muito cheia caímos todas para o mar.
Nesse momento a gotinha ficou triste, mas mesmo muito triste, porque ela adorava estar ali. Voltou a sorrir e perguntou toda entusiasmada:
- Existem possibilidades de ficar cá em cima?
- Não. - disseram - mas podes vir brincar connosco. - disseram.
Ela divertiu-se imenso, mas de repente ouviu as irmãs chamarem:
- Gotinha de Água, acorda, acorda!
Quando ela viu que aquilo não passava de um sonho apeteceu-lhe provocar um remoinho de água.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

"Sobe e Desce"

"Sobe e desce" é o novo livro da editora Orfeu Mini


É o segundo livro de Oliver Jeffers sobre a dupla de Perdido e Achado, quando um pinguim bate à porta de um menino que assume a missão de o devolver ao local que pensa ser a sua casa. Neste álbum os dois amigos fortalecem ainda mais a sua amizade:

«Era uma vez dois amigos que faziam sempre tudo juntos...
... até ao dia em que o pinguim decidiu que queria estender as asas e voas. Assim começa esta grande aventura que os levará ao jardim zoológico, ao aeroporto e ao surpreendente espectáculo de circo ambulante.

Sobe e Desce oferece-nos mais um momento mágico na amizade entre o menino e o pinguim que já todos conhecem (ou não) de Perdido e Achado.»

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Palavras de 2011

Cada semana, sua palavra. Uma rubrica da Pública que começou em Fevereiro de 2011 e que reproduziram no Público online, em forma de dicionário cronológico, mas ao contrário: do presente para o passado. Por isso começamos com a palavra “fim”. A única inédita.


A primeira escolha foi “revolta”, a que se seguiria pouco depois “austeridade”, com Março ainda a começar. Em Abril, caímos no “lixo”, passámos pelo “resgate” e acabámos na “troika”. Mas “presidenta”, “madeira”, “buraco”, “soberania” ou “indignação” também entraram no léxico dos portugueses durante o ano que passou. Houve ainda lugar para “bola”, “liga”, “festival”, “escola”, “supernova” ou “moscatel”. Em Novembro, chegou a “greve” e em Dezembro o “património”. Faltou-nos a “emigração”.

Podem “consultar” o dicionário
aqui e esperar que durante 2012 algumas destas palavras não se repitam tão insistentemente. Também podemos contribuir com outras (melhores).