quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Encontro "Escolas e bibliotecas: cumplicidades pedagógicas"

Para participar neste encontro, poderá inscrever-se, clicando na imagem:





quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

AFETOS


domingo, 13 de fevereiro de 2011

SEMANA DOS AFETOS

As Bibliotecas Escolares do 1º ciclo sugerem as seguintes leituras na Semana dos Afetos:




A partir do momento em que o nosso amiguinho conhece a Alice, é... como se tivesse uma estranha dor de barriga, fica confuso, sente-se tonto e o seu coração bate mais depressa. Cada vez que pensa nela, um sorrisinho pateta desenha-se no seu rosto...






No dia em que o Hugo lhe disse que gostava mais dela que de qualquer outra pessoa no mundo, a Rosa ficou muito confusa. Como podia ele saber? Seria possível medir o Amor? Então isso queria dizer que o pai, a mãe e a avó não gostavam tanto dela como o Hugo? Depois de conversar com todos eles, a Rosa compreende por fim que o amor está no coração de todos aqueles que gostam de nós e que é impossível medi-lo. Um livro enternecedor e magnificamente ilustrado.




Presentes ao longo de toda a vida, os beijinhos são um elo afectivo de ligação entre pessoas que gostam umas das outras. Mas afinal como é que é um beijinho? Em Beijinhos Beijinhos, a descrição deste momento tão ternurento é apresentada às crianças, com exemplos de situações em que se manifestam pelas mais diversas razões. E há muitos tipos de beijinhos, dependendo dos protagonistas: por exemplo o do avô, com a sua longa barba tapa a cara toda; o da avó é repenicado, mas já o dos cães é húmido. E através deste livro, fica-se ainda a saber que os beijinhos podem ter cores, como os de chocolate. Uma obra encantadora, ilustrada pela própria autora, que irá maravilhar tanto as crianças como os adultos. Por falar nisso, já deu algum beijinho hoje?





Às vezes, quando gostamos muito, muito de alguém, queremos encontrar uma maneira de descrever como os nossos sentimentos são grandes. Mas como descobrem a Pequena Lebre Castanha e Grande Lebre Castanha, o amor não é coisa fácil de medir!