segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

FELIZ ANO NOVO!!!!


sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

FELIZ NATAL

O Amigos da BE deseja a todos um SANTO NATAL e FELIZ ANO NOVO! (árvore de Natal da Biblioteca da EB1 da Corredoura)

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Poesia e Ciência

Para assinalar o Dia Mundial da Ciência e o Dia Nacional da Cultura Científica, a Biblioteca Escolar da escola sede do Agrupamento realizou nos dias 24 e 25 de novembro uma atividade de articulação com os professores de Ciências Fisico-Químicas, Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Educação Musical dos 8º e 9º anos intitulada "Poesia e Ciência". As atividades desenvolvidas centraram-se na figura do professor/poeta Rómulo de Carvalho/António Gedeão, contemplando apresentações sobre a sua vida e obra, bem como leitura de textos, poemas musicados e uma pequena dramatização. António Gedeão nasceu a 24 de novembro de 1906, destacando-se entre a sua vasta obra os poemas "Lágrima de Preta", "Pedra Filosofal" ou "Poema para Galileu".



sábado, 4 de dezembro de 2010

Actividade de Natal

As BE do 1º ciclo estão a desenvolver uma actividade de Natal com todas as turmas do pré-escolar e 1º ciclo. Os alunos têm oportunidade de ver e ouvir a história digital "Sabes, Maria, o Pai Natal não existe!" de Rita Taborda Duarte.

(Para ouvir a história clique no livro)


Depois, cada aluno construiu um "Pai Natal" para decorar a sala de aula.



domingo, 28 de novembro de 2010

Ilustrações

O João Pedro, a Ana e a Inês, inspirados nas ilustrações da Rute Reimão, que esteve na biblioteca da eb1 da Corredoura, elaboraram três trabalhos muito bonitos. Recorreram ao recorte e à colagem de materiais diversos que com a ajuda da professora Isabel Batuca, resultaram no que as imagens nos podem mostrar:

















Maria Castanha

Os alunos do 2ºA da escola EB1 da Corredoura, decoraram a Maria Castanha, na sala de aula e em conjunto com os pais, de uma forma muito criativa. Inspiraram-se nas ilustrações que a Rute Reimão utilizou no livro "O Alfabeto Trapalhão".
Estão todos de parabéns!! Os trabalhos estão muito bonitos!

domingo, 31 de outubro de 2010

CDU explicada por Lurdes Breda

A escritora Lurdes Breda preparou um texto que explica a organização das bibliotecas, a Classificação Decimal Universal (CDU). Este texto foi posteriormente passado para vídeo por Susana Branco, professora bibliotecária na Biblioteca Escolar Carapinheira. Aqui fica o trabalho!

Ilustradora RUTE REIMÃO

No dia 28 de Outubro contámos com a presença da ilustradora Rute Reimão na Biblioteca da Escola EB1 da Corredoura que nos apresentou o livro de Lurdes Breda "O Alfabeto Trapalhão". Foram momentos muito bem passados e aprendemos muito com ela no que toca à ilustração. No final houve uma sessão de autógrafos com quem adquiriu o livro. Obrigado Rute, foi muito bom!

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

COZINHEIRA DE LIVROS

"As Cozinheiras de Livros" é um livro fabuloso, escrito e ilustrado por Margarida Botelho, com uma história original e divertida. Algo de muito estranho se estava passar com os livros e a cidade estava em alvoroço. Seria a crise? Ninguém sabia a resposta, mas a verdade é que não havia livros novos… As pessoas já não sabiam o que mais podiam fazer na esperança de novas aventuras, até já tinham lido todos os nossos livros de trás para a frente, de baixo para cima e até de pernas para o ar… Mas nada resultava. O que teria acontecido à fábrica dos livros? Uma aventura fantástica que nos leva a uma viagem de sonho em que os livros têm um papel fundamental na vida das pessoas.
Depois de contar esta história maravilhosa, a professora Carla, juntamente com os alunos, vão também cozinhar uma história...
Com a ajuda de vários ingredientes que colocam na panela, cada turma constrói várias histórias que depois de prontas iremos divulgá-las aqui neste blog. Fica atento!

domingo, 24 de outubro de 2010

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

De acordo com um dos temas da sua área projecto - Educação Alimentar - a turma do 3ºano B da Escola da Praceta, deslocou-se no dia 18 de Outubro à Padaria Lasori, para confeccionar e comer a "Tiborna".

Comer a tiborna, é uma tradição que se tem vindo a perder. O objectivo desta iniciativa, foi incentivar o consumo do azeite, em vez de outras gorduras sólidas.
Na tiborna comemos o pão quente embebido em azeite e coberto de açúcar louro.
Foi uma experiência nova para todos os alunos e quase todos gostaram e ficaram com vontade de repetir.

sábado, 23 de outubro de 2010

Literacia Estatística ao serviço da Cidadania

O ALEA - Acção Local Estatística Aplicada - constitui-se no âmbito da Educação, da Sociedade da Informação, da Informação Estatística, da Formação para a Cidadania e da Literacia Estatística como um contributo para a elaboração e disponibilização de instrumentos de apoio ao ensino da Estatística para os alunos e professores do Ensino Básico e Secundário, tendo como principal suporte um sítio na web.


Para conhecer este projecto clique na imagem

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Revistas Digitais Giggle

Para leres as revistas digitais GIGGLE TWEENS e GIGGLE FAMÍLIA clica na imagem:

Cartaz do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares


domingo, 3 de outubro de 2010

Outubro - MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES

Wordle: Untitled

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

1 de Outubro - DIA MUNDIAL DA MÚSICA

O Dia Mundial da Música foi instituído em 1975 pelo International Music Council, uma instituição não governamental fundada em 1948 sob o patrocínio da UNESCO. Pretendia-se, assim, promover os valores da paz e da amizade por intermédio da música. Hoje, e passadas mais de três décadas, a data continua a ser assinalada em todo o planeta.


Porque sabemos que a Miley Cyrus é do agrado de muitos dos nossos leitores, aqui fica o vídeo "The Climb"

quinta-feira, 9 de setembro de 2010









O "Amigosda BE" deseja a todos um ÓPTIMO Ano lectivo 2010/2011





terça-feira, 13 de julho de 2010

à volta dos livros de... ISABEL RICARDO AMARAL

Actividade dinamizada pelos professores Dulce Bugalho, João Brás e Teresa Castro da BE/CRE da Escola Cristóvão Falcão

sexta-feira, 2 de julho de 2010

DIA MUNDIAL DAS BIBLIOTECAS - 1 de Julho de 2010

Nas sociedades contemporâneas, a leitura (em contexto escolar, profissional ou de lazer) assume um papel importantíssimo na promoção do desenvolvimento cultural, científico, polí­tico e, consequentemente, económico dos povos e dos indivíduos. Por isso, tanto se tem reflectido sobre a forma de incentivar e motivar as pessoas para a leitura, em especial as crianças e os jovens, que ainda não criaram e enraizaram esse hábito tão enriquecedor.
Por isso, neste dia, vai à Biblioteca e requisita um livro.

Descobre o mundo mágico dos livros!

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Actividade Final




As bibliotecas escolares do 1º ciclo desenvolveram com todos os alunos do pré-escolar e do 1ºciclo do agrupamento, uma actividade que foi do agrado de todos. Tratou-se de um jogo com perguntas sobre histórias tradicionais infantis e outras histórias que foram trabalhadas ao longo do ano lectivo no projecto "Ler é crescer".














AVÓS

Ao longo do 2º período foi trabalhada a história "Avós" de Chema Heras, no projecto da biblioteca "Ler é Crescer", com as turmas dos 2ºanos das escolas do 1ºciclo do agrupamento.
Durante o 3º período foram apresentados os trabalhos decorrentes da leitura e análise desta história - uma dramatização.
Assim,
- os alunos das turmas do 2ºano da EB1 da Corredoura apresentaram a dramatização aos colegas do pré-escolar da Corredoura;
- os alunos da turma do 1º/2ºano da EB1 de Monte Carvalho apresentaram a dramatização no Centro de Dia para Idosos de M. Carvalho;
- os alunos da turma do 2º ano dos Fortios apresentaram a dramatização no Lar de Idosos dos Fortios;
- os alunos das turmas do 2ºano da EB1 da Praceta depois de terem apresentado aos colegas do pré-escolar da Praceta, ainda apresentaram noutras situações:

* A turma do 2ºA convidou os avós e os pais a virem à escola assistir à dramatização

* A turma do 2ºB apresentou também na festa de final de ano da escola.

Estiveram todos muito bem, chegando mesmo a emocionar os mais crescidos pela mensagem que transmitiram!...

O GIGANTE EGOÍSTA



Os alunos do 3º ano da Escola da Corredoura, trabalharam no Projecto da Biblioteca Escolar, a história "O Gigante Egoísta" de Oscar Wilde. Como resultado final deste projecto, os alunos apresentaram às turmas do JI e dos 1ºanos desta escola, a dramatização da história. Os alunos empenharam-se muito na representação e o resultado final foi muito bom! Estão todos de parabéns!




quinta-feira, 10 de junho de 2010

DIA MUNDIAL DA CRIANÇA

Decorreu, nos dias 1 e 2 de Junho a Expo Escolas - Iniciativa da Câmara Municipal de Portalegre para comemorar o Dia Mundial da Criança, este ano sobordinado ao tema "Biodiversidade".

Os "Amigos da BE", em parceria com a Turma do 4ºA da Escola da Praceta, dinamizaram as seguintes actividades relacionadas com o tema Biodiversidade:

- Jogo do Parque Natural da Serra S. Mamede

- Puzzle



sábado, 1 de maio de 2010

CONCURSO: "UM LEITOR É UM SONHADOR"

Decorreu esta semana a 2ª eliminatória do Concurso "Um Leitor é um Sonhador".
Tudo aconteceu na Biblioteca Escolar da Escola EB2,3 Cristóvão Falcão...
Foram muitos os alunos que participaram e todos eles estão de parabéns, pois dificultaram muito a decisão do júri na escolha de um único aluno para ir às finais a Évora.
Apesar de todos terem lido muito bem, os alunos apurados para as finais foram:
- Mariana Alentejano - 1ºano - EB1 de Monte Carvalho
- João Vasco Miranda - 2ºano - EB1 Praceta
- Margarida Mendes - 3ºano - EB1 Praceta
- Mariana Galveia - 4ºano - EB1 Corredoura
- Mariana Brazão - 5ºano - EB2,3 Cristóvão Falcão
- Guilherme Guerreiro - 6ºano - EB2,3 Cristóvão Falcão


sexta-feira, 30 de abril de 2010

UM POEMA PARA TODAS AS MÃES...

Numa panela grandinha
Água deves deitar
Copo e meio de carinho
Mais dois de ternura... e
depois é só provar!
.
Se gostares podes comer,
Caso não, vou-te contar:
Junta simpatia
E amizade para engrossar.
.
Em princípio jé é bom,
mas melhor pode ser feito.
Com um pouco de amor
Fica uma sopa a preceito.
.
Se for festa e pretenderes
Causar mesmo sensação...
Junta alguns beijinhos
e um grande xi-coração!
.
Deve servir-se quentinha
Em prato de loiça fina,
Que os afectos se são frios
Amargam muito, mãezinha.

..........................................Um beijinho muito grande...

(Retirado de: "Um livro com cheiro a sopas..." do 2ºB da EB1 da Praceta)

UM LIVRO COM CHEIRO A SOPAS...


Os alunos do 2ºano B da Escola da Praceta, decidiram em conjunto com as professoras, efectuar uma pesquisa de
receitas de sopas de legumes, visto o tema da Área de Projecto que estão a trabalhar ser "Saber comer para com saúde viver".

Após a pesquisa, cada um dos alunos passou a receita no seu próprio "Magalhães" e daqui surgiu a ideia de fazer a compilação de todas estas receitas e construir um livro intitulado "Um Livro com cheiro a sopas...".

Este livro será oferecido às mães dos alunos, no Dia da Mãe.

CONCURSO DE DECORAÇÃO


Os alunos do 2º B e do 3º B, da Escola da Praceta, ganharam o primeiro prémio na decoração das barricas que a Selenis colocou na Escola, para reciclagem de embalagens PET.
O nosso prémio (dominó triangular), vai ser muito utilizado e podem crer que falo a verdade, pois nos tempos livres, iremos jogar frequentemente.
Estamos todos muito contentes, o empenho e dedicação, são quase sempre recompensados.
Afinal reciclar tem muitas vantagens e ainda por cima ganhámos um prémio!
Ficaríamos ainda mais contentes, se nos fosse dada a oportunidade de vermos fazer a reciclagem na Selenis.

Maria Francisca Espadinha
Francisco Relvas
Alunos do 2º B, Escola da Praceta

AVÓS E PAIS VIERAM À ESCOLA

A turma do 2ºB da Escola EB1 da Praceta, em conjunto com as professoras, decidiu convidar os pais e os avós, para virem contar-nos histórias do tempo deles.
Veio a avó Vina, o avô Constantino, a mãe Lina e também participou o pai Romão.
Estes dias (19, 20 e 21 de Abril), foram muito divertidos, gostei muito das histórias, pois todas elas eram muito engraçadas.
Adorei estes momentos!
Espero que eles se repitam muitas mais vezes.
Beatriz Afonso Genízio
Aluna do 2º B, Escola da Praceta