domingo, 31 de outubro de 2010

CDU explicada por Lurdes Breda

A escritora Lurdes Breda preparou um texto que explica a organização das bibliotecas, a Classificação Decimal Universal (CDU). Este texto foi posteriormente passado para vídeo por Susana Branco, professora bibliotecária na Biblioteca Escolar Carapinheira. Aqui fica o trabalho!

Ilustradora RUTE REIMÃO

No dia 28 de Outubro contámos com a presença da ilustradora Rute Reimão na Biblioteca da Escola EB1 da Corredoura que nos apresentou o livro de Lurdes Breda "O Alfabeto Trapalhão". Foram momentos muito bem passados e aprendemos muito com ela no que toca à ilustração. No final houve uma sessão de autógrafos com quem adquiriu o livro. Obrigado Rute, foi muito bom!

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

COZINHEIRA DE LIVROS

"As Cozinheiras de Livros" é um livro fabuloso, escrito e ilustrado por Margarida Botelho, com uma história original e divertida. Algo de muito estranho se estava passar com os livros e a cidade estava em alvoroço. Seria a crise? Ninguém sabia a resposta, mas a verdade é que não havia livros novos… As pessoas já não sabiam o que mais podiam fazer na esperança de novas aventuras, até já tinham lido todos os nossos livros de trás para a frente, de baixo para cima e até de pernas para o ar… Mas nada resultava. O que teria acontecido à fábrica dos livros? Uma aventura fantástica que nos leva a uma viagem de sonho em que os livros têm um papel fundamental na vida das pessoas.
Depois de contar esta história maravilhosa, a professora Carla, juntamente com os alunos, vão também cozinhar uma história...
Com a ajuda de vários ingredientes que colocam na panela, cada turma constrói várias histórias que depois de prontas iremos divulgá-las aqui neste blog. Fica atento!

domingo, 24 de outubro de 2010

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

De acordo com um dos temas da sua área projecto - Educação Alimentar - a turma do 3ºano B da Escola da Praceta, deslocou-se no dia 18 de Outubro à Padaria Lasori, para confeccionar e comer a "Tiborna".

Comer a tiborna, é uma tradição que se tem vindo a perder. O objectivo desta iniciativa, foi incentivar o consumo do azeite, em vez de outras gorduras sólidas.
Na tiborna comemos o pão quente embebido em azeite e coberto de açúcar louro.
Foi uma experiência nova para todos os alunos e quase todos gostaram e ficaram com vontade de repetir.

sábado, 23 de outubro de 2010

Literacia Estatística ao serviço da Cidadania

O ALEA - Acção Local Estatística Aplicada - constitui-se no âmbito da Educação, da Sociedade da Informação, da Informação Estatística, da Formação para a Cidadania e da Literacia Estatística como um contributo para a elaboração e disponibilização de instrumentos de apoio ao ensino da Estatística para os alunos e professores do Ensino Básico e Secundário, tendo como principal suporte um sítio na web.


Para conhecer este projecto clique na imagem

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Revistas Digitais Giggle

Para leres as revistas digitais GIGGLE TWEENS e GIGGLE FAMÍLIA clica na imagem:

Cartaz do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares


domingo, 3 de outubro de 2010

Outubro - MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES

Wordle: Untitled

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

1 de Outubro - DIA MUNDIAL DA MÚSICA

O Dia Mundial da Música foi instituído em 1975 pelo International Music Council, uma instituição não governamental fundada em 1948 sob o patrocínio da UNESCO. Pretendia-se, assim, promover os valores da paz e da amizade por intermédio da música. Hoje, e passadas mais de três décadas, a data continua a ser assinalada em todo o planeta.


Porque sabemos que a Miley Cyrus é do agrado de muitos dos nossos leitores, aqui fica o vídeo "The Climb"