sábado, 16 de janeiro de 2010

Projecto "LER É CRESCER"

Ao longo do 1º período, as bibliotecas escolares do 1º ciclo desenvolveram um projecto de leitura com as escolas do 1º ciclo do agrupamento (Alagoa, Carreiras, Corredoura, Fortios, Monte Carvalho e Praceta). As obras escolhidas, de acordo com o ano de escolaridade, foram as seguintes:
-
-
Era uma vez Olímpia, uma girafa, que andava sempre com a cabeça nas nuvens, a tentar ver anjos e a comer estrelas, e Dona Margarida, uma galinha do mato com a cabeça cheia de frases feitas. Conhecem-se e ficam amigas. Queriam resolver o problema da seca que tanto prejudicava a sua terra. Será que conseguiram?
Com humor, mestria e simplicidade, José Eduardo Agualusa e Henrique Cayatte contam-nos uma bela história de amizade e engenho.
"A Girafa que comia Estrelas" , foi a história que os alunos dos 1º e 2º anos leram e sobre a qual desenvolveram actividades.


Era uma vez uma menina chamada Glória que só conseguia dormir embalada por uma história. Caso alguém parasse de contar a sua história, ela acordava e perguntava muito pronta "e depois?".
Todos nessa aldeia se revezavam, cada um contando histórias sobre o que mais gostava: fábulas, histórias de virtudes, advinhas/ charadas, magia, contos "do outro mundo".
Até que o pai lhe ofereceu algo que a ajudou a dormir, passando então a ser ela a grande contadora de histórias na aldeia.
Este é o mote do livro de Isabel Zambujal e o seu conto infantil "A Menina que Sorria a Dormir"
Foi este o livro que os alunos dos 3º anos leram e realizaram fichas de actividades para compreensão da leitura.




Os alunos dos 4º anos leram "O Segredo do Rio", um conto de Miguel Sousa Tavares que é já uma referência obrigatória na literatura infantil em Portugal.

Mas que segredos pode esconder um rio? À primeira vista, esta é a história de amizade entre um rapaz que vive sozinho no campo e um peixe (uma carpa) que vive no ribeiro para onde o rapaz ia brincar. No final, percebemos que o grande segredo do rio está consagrado na gratidão que os une. Sem uma vertente moralista, esta é uma obra de aprendizagem da vida e dos seus mistérios, das relações humanas e da descoberta de sentimentos.
Ao longo da leitura deste conto, os alunos foram realizando actividades de compreensão da leitura através de um Guião de Leitura Orientada.

1 Comment:

Anónimo said...

esta bem bonito!!
De:Miguel