domingo, 17 de maio de 2009

Projecto: "Ora conto eu, ora contas tu"

Dentro do Projecto "Ora conto eu, ora contas tu", das BE/CRE do 1º Ciclo, em que estiveram patentes a parceria e cooperação entre os dois Agrupamentos de Escolas de Portalegre, tem vindo a desenvolver-se um projecto que envolve os meios tecnológicos e informáticos e promove a escrita criativa dos alunos. Os intervenientes do projecto, nesta primeira fase, foram alunos da EB1/JI de Urra do Agrupamento nº 1 e alunos da EB1 da Corredoura do Agrupamento nº 2.Construiu-se uma história, em que uns alunos de uma das escolas, inventavam o início, os da outra escola davam continuidade, foram enviados por mail de uns para os outros, até terminarem. Surge assim a primeira história, e outras estão já na forja!
-
“Uma aventura com o arbusto Mique”

"Era uma vez duas meninas que foram dar um passeio ao campo. Levaram comida de casa para fazerem um piquenique. De repente, ouviram um barulho muito estranho.
Anita e Filipa, era como se chamavam as meninas, olharam uma para a outra intrigadas.
- Ouviste este barulho? – perguntou a Anita.
Sim, ouvi! O que será!? – respondeu a Filipa.
- Olha, vamos olhar mais de perto… – sugeriu a Anita. E elas lá foram andando na direcção do som que tinham escutado...
Alexandra - 4º ano B - Urra
-
Andaram, andaram até que chegaram a um sítio que não tinha saída.
À sua frente estava um pequeno arbusto verdinho, cheio de folhas.
E a Filipa disse:- Que arbusto tão lindo! E o arbusto começou a mexer.
A Filipa, olhando para a Anita, disse: - Que estranho, nunca tinha visto um arbusto mexer-se!
- Ah! Esse arbusto não é diferente dos outros. Os outros, quando o vento lhes bate também se mexem. E o arbusto, como por magia, começou a falar dizendo:- Fica sabendo minha menina que eu sempre fui mais giro do que os outros arbustos e os outros não falam como eu!
A Anita e a Filipa esfregaram os olhos dizendo que aquilo era imaginação. Quando os abriram viram o arbusto com as mãos na cintura com cara de zangado. E a Anita disse:- Desculpa, não te queria ofender.
- Não faz mal - disse o arbusto.- É normal as pessoas não conhecerem os meus poderes. Então conta, conta lá que poderes são esses - disseram elas.
Luís Mendonça - 4º ano B - Corredoura
-
-Eu consigo falar, andar e mexer-me... - disse ele com um ar de quem está sempre bem disposto.
-Então anda connosco. O arbusto desconfiado foi com elas. A menina sentiu que ele estava nervoso e disse: -Não te vamos fazer mal.
-Está bem, vamos ou não? E a menina disse: - Como quiser senhor ... arbusto. -Trata-me por Mique - disse ele sem nada a acrescentar.
- Não sabemos qual é a nossa saída daqui e agora??? -E agora?- perguntou o arbusto. -Anita, Filipa não me estão a ouvir?
Anita perguntou à Filipa: - Chamaste-me?- Não. - Sou eu o Mique, não sei qual é a saída mas sei um atalho. De repente, apareceu um mocho que disse:- Pede um desejo!
Inês Matos - 4º ano B - Urra

O Mique ao ouvir estas palavras começou logo a pensar num desejo.
As meninas pensaram que desejo o Mique iria pedir. Até que o Mique deu um pulo e disse:- Já sei, já sei! - dizia ele todo contente.
- Então pede - disse o mocho. - O meu desejo é o seguinte: - Gostaria de viajar no tempo para ver o que se passou no passado e o que se irá passar no futuro.
- O teu desejo vai ser concedido.E o mocho começou a dizer palavras mágicas:- Abre-te, abre-te Portal Mágico, abre-te meu portal!
E um Portal Mágico abriu-se... E o Mique, a Filipa e a Anita decidiram viajar para o passado.
Luís Mendonça - 4º ano B - Corredoura

E foram para o tempo dos dinoussauros. Quando chegaram viram dinoussauros de 5 metros e maiores. E resolveram voltar um pouco para trás. Então viram que estavam no deserto e ficaram muito assustados.
-Filipa onde é que estamos? -Não sei, Anita - dizia ela cheia de medo. O Mique disse :-Estamos no deserto. -Temos de voltar para trás se não morremos à fome e à sede. Estavam de novo com o mocho. O Mique tinha a solução. O Mique disse que tinha um botão para voltar para casa. O Mique carregou no botão e apareceram em casa. O arbusto Mique que se movimentava e falava transformou-se então num humano.
- Obrigado por nos teres salvo - dizia a Anita.
- Obrigado - dizia a Filipa.-
De nada - dizia o Mique: Agora eu já sou um humano, embora consiga ter ainda ter alguns poderes.
Ana Lúcia - 4º ano B - Urra

0 Comments: