segunda-feira, 30 de março de 2009

Livro pop-up sem palavras (mas com canção)

"LER DEVIA SER PROIBIDO"

sexta-feira, 13 de março de 2009

SEMANA DA LEITURA

Durante a Semana da Leitura, os alunos dos 4ºs anos das escolas da Corredoura e Praceta, contaram histórias aos mais novos.
Foram muitas as histórias que se contaram: "O Dragão e o Pequeno Galo"; "Animais e muito mais"; "Olá, eu sou um livro!"; "A Menina Verde"; "Lar, doce lar"; "O casamento da Gata"; "O Senhor Pouca Sorte"...

quinta-feira, 12 de março de 2009

Dia dos Namorados

Este ano, foram muitos os alunos que enviaram um postal de S. Valentim a alguém especial. Uma vez que se encontravam na Biblioteca da escola uma série de postais à venda por um preço simbólico, os alunos não quiseram deixar passar o dia sem enviar um ou mais postais a alguém querido. Nem os professores e Auxiliares da Educação resistiram, também eles adquiriram os postais para oferecer.

Esta iniciativa partiu dos alunos da turma E do 5º ano, que em Área Projecto estão a trabalhar o tema Solidariedade. Estes alunos pretendem de alguma forma tornar a Pediatria, (nas Urgências) do Hospital de Portalegre um lugar mais agradável, pois segundo os mesmos a sala de espera dos mais pequenos é muito triste e sem cor.

Os postais que depois de recolhidos pelos Professores de Língua Portuguesa ou depositados na caixa de correio que se encontrava na Biblioteca, foram distribuídos aos seus destinatários por um carteiro a sério que veio a escola para executar esta tarefa.

ULISSES

VISITA DE ESTUDO A LISBOA

No dia 30 de Janeiro de 2009, os alunos do sexto ano da Escola Básica Cristóvão Falcão deslocaram-se a Lisboa, para assistirem à dramatização de Ulisses, que se realizou no auditório do Colégio São João de Brito.
Trata-se de uma encenação baseada na obra Odisseia, escrita pelo poeta grego Homero, e adaptada por Maria Alberta Menéres. Conta-nos as proezas do herói Ulisses, que de aventura em aventura, tenta chegar à sua ilha natal, Ítaca, após a Guerra de Tróia.
Esta visita realizou-se para complementar as actividades de leitura feitas nas aulas sobre a obra de Maria Alberta Menéres.
Após o espectáculo, os alunos trocavam impressões, tendo achado a peça cómica, divertida, hilariante, mas também educativa.
Para além do espectáculo, os alunos apreciaram o convívio, tanto no centro comercial onde almoçaram e lancharam (sobretudo devido à chuva), como durante a viagem no autocarro, durante a qual aproveitaram para realizar alguns jogos. O balanço é positivo pois os alunos puderam desfrutar de um dia diferente.

Os alunos do 6º A