quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Visita a Óbidos

No dia 21 de Novembro fomos a uma visita de estudo à Vila de Óbidos.
Partimos de Portalegre às 7:00H da manhã.
Quando lá chegámos fomo-nos sentar num passeio para conhecer a Guia que se chamava Joana e era muito simpática. Ela levou-nos a um museu que antigamente era uma igreja onde estava a rainha D. Isabel e quando ela apareceu tivemos de fazer uma vénia e dizer: -"Bom dia Alteza".
Ela era conhecida por Rainha Santa Isabel e mandou construir um hospital para leprosos porque a lepra era uma doença muito contagiosa e os leprosos eram mandados para fora das muralhas. Também mandou construir casas fora das muralhas e uma igreja.
Depois de ela nos ter contado o que aconteceu na sua vida, deu-nos uma rosas, pois foi ela que fez o milagre das rosas.
A seguir a essa rainha veio a Rainha D. Leonor, que mandou construir a Misericórdia para ajudar as crianças órfãs, pobres e doentes e também mandou construir um hospital termal.
Depois de contar a sua história, ofereceu-nos um chocolate.
A seguir veio a D. Catarina de Áustria que mandou construir um aqueduto de 3 Km porque só havia um poço. D. Catarina de Áustria também mandou construir um chafariz.
Óbidos é uma vila histórica conquistada por D. Afonso Henriques aos Mouros em 11 de Janeiro de 1148 com a ajuda de Gonçalo Mendes da Maia.
Óbidos também tem um castelo, as ruas são estreitinhas com calçada, as casas são baixas com um ou dois pisos, caiadas de branco com faixas coloridas e às janelas tinham vasos com flores.
Também há artesanato e produtos típicos como: ginginha, porcelana pintada à mão, bordados e rendas.
Existem muitos outros monumentos como: Igreja de S. Pedro, Igreja de Stª Maria, Capela de S. Martinho, Pelourinho e os chafarizes.
Depois disso fomos almoçar e fazer um "Peddy Paper" e viémos embora.
Acho que foi a melhor visita de estudo que eu já tive.
Texto elaborado pelo Tiago Domingos - 4ºA da EB1 da Praceta

1 Comment:

claudia79 said...

Olá
Sou professora do 1.º ciclo e gostaria muito de saber como é que entraram em contacto com a autora Luísa Ducla Soares, pois também gostaria de a convidar a vir à nossa escola.
Beijinhos